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Guia do Usuário

 

Como executar o LiveNet?

 

Durante o processo de instalação são criados três opções para acesso do LiveNet:

1ª opção: através do ícone de acesso criado no Desktop;

2ª opção: opção: através da opção Kraftwork LiveNet 1.0, criado na barra de programas do menu Iniciar;

3ª opção: o LiveNet é carregado automaticamente toda vez que o computador for ligado.

A figura 1 exibe como o ícone do LiveNet aparece na área do Desktop:

 

Figura 1: Ícone do LiveNet no Desktop.

 

A figura 2 mostra a tela principal do LiveNet:

 

Figura 2: Tela principal do LiveNet.

 

Para minimizar a tela do LiveNet, assim como ocorre com o Microsoft Messenger, basta clicar no botão Fechar [X], no canto superior direito da tela do LiveNet. Normalmente esta opção é utilizada para fechar/encerrar o programa, porém, no LiveNet seu funcionamento, assim como em todos os programas de mensagens instantâneas, foi modificado apenas para minimizar o programa.

 

Note que quando clicado o botão [X], o LiveNet é minimizado, ficando presente apenas um ícone próximo ao relógio, como exemplificado na figura 3:

 

Figura 3: LiveNet minimizado junto ao relógio.

 

Para chamar o LiveNet novamente, basta clicar sobre o ícone próximo do relógio.

 

Obs: a presença do ícone próximo ao relógio do Windows indica que o LiveNet está rodando e pronto para receber chamados. Já a ausência deste ícone junto ao relógio do indica que o LiveNet não está mais rodando, e portanto, não será possível receber chamados dos internautas.

 

Resumindo: Para executar o LiveNet basta instalá-lo no computador que irá receber os chamados. Toda vez que este computador for ligado, o LiveNet será executado automaticamente.

Como atender um chamado?

Uma vez que o LiveNet esteja rodando no computador que receberá os chamados, é imperioso que este equipamento possua uma caixa de som, pois como trata-se de um programa para uso de atendimento à clientes, estes esperam ser atendidos rapidamente, e portanto, o atendente deve dispor de recursos para avisar que há uma pessoa solicitando atendimento.

 

Quando uma pessoa solicita atendimento, é disparado um som de toque de telefone. Se o LiveNet estiver minimizado, também é disparado um sinal visual piscante (alternando em duas cores), como mostrado na figura 4, logo abaixo:

 

 

Figura 4: Sinal visual disparado para indicar chamado em curso.

 

Para atender ao chamado, clicar sobre o botão Atender.

 

Obs: Caso o LiveNet não estiver minimizado, a tela da figura 4 não será exibida. Note na figura 1, no início desta seção, que o botão Atender também está presente da tela principal do LiveNet. Ambos possuem a mesma função e estão dispostos para agilizar o atendimento.

 

O botão Atender da tela principal só pode ser clicado se houver um atendimento pendente, caso contrário, este botão fica desabilitado.

Como enviar mensagens?

O LiveNet possui duas janelas básicas: uma para envio e outra para recebimento de mensagens. É bastante parecido com o Microsoft MSN Messenger ou o ICQ. Na figura 1, que mostra a tela principal do LiveNet, podemos identificar as janelas, tituladas respectivamente: Conversa (que recebe as mensagens, inclusive as que você enviou) e Mensagem para enviar (onde você deve digitar a mensagem que deseja enviar).

 

Você só pode enviar uma mensagem se um atendimento estiver em curso, caso contrário, não será permitido digitar informação alguma na janela  Mensagem para enviar.

 

Ao término da digitação da mensagem para enviar, basta pressionar o botão Enviar ou pressionar a tecla ENTER. Ambos possuem a mesma função.

 

Quando a mensagem aparecer no janela Conversa, indica que o internauta recebeu a mensagem.

 

Note também que na janela Conversa, o nome do internauta é exibo em azul, apenas para facilitar a identificação dos interlocutores.

 

As janelas do LiveNet são atualizadas a cada 5 segundos. Portanto este é o delay (tempo) entre o envio e o recebimento das mensagens.

 

A figura 5 exemplifica um atendimento em curso:

 

Figura 5: Atendimento em curso.

Explorando a tela principal do LiveNet

Para facilitar o entendimento das informações exibidas na tela principal do LiveNet, exemplificada na figura 5, vamos dar uma olhada nos campos, botões e opções da tela:

  • Campo Atendente, posicionado no topo da tela principal informa o nome do atendente que está recepcionando a conversa com o internauta. É com esta pessoa que o internauta está falando.

  • Botão Encerrar Atendimento: utilize este botão para encerrar a conversa com o internauta. É importante mencionar que normalmente é o internauta que finaliza uma conversa, pois uma vez finalizada, o internauta perderá o link de comunicação e, se por acaso ainda desejar enviar alguma mensagem, deve solicitar um novo atendimento.

  • Botão Play e Pause: O botão play é representado pelo símbolo de play e vem logo após o botão Encerrar Atendimento.

     

    Como dito anteriormente, o LiveNet executa uma busca e envio de mensagens a cada 5 segundos. Isto provoca a rolagem automática da tela, a fim de facilitar a leitura da mensagem. Vamos supor que por qualquer motivo alheio, desejamos dar uma pausa no LiveNet, para por exemplo, ler com mais atenção uma mensagem longa enviada pelo internauta. Para dar uma pausa na atualização das mensagens e na rolagem automática da tela, utilizamos o botão Pause .

    Após executar uma pausa o LiveNet não receberá ou enviará mensagens até que o botão play ser acionado.

     

  • Campo Selecione o Visitante: exibe a lista de visitantes solicitando atendimento. Apenas visitantes que ainda não foram atendidos aparecem neste campo. Trata-se então de um tipo de sala de espera.

Se por exemplo, o LiveNet estiver maximizado, e um internauta solicitar atendimento, ele aparecerá neste campo, com um pequeno símbolo gráfico piscante antecedendo seu nome, como mostrado na figura 6, logo a seguir:

 

Figura 6: Selecione o visitante.

 

No que a figura acima podemos distinguir facilmente que estamos recepcionando o internauta Eduardo e o internauta Luciana está na sala de espera.

 

Quando um atendimento estiver em curso e outro internauta entrar na sala de espera, nenhum som será emitido. Apenas o aviso visual mostrado no campo Selecione o Visitante (exemplo na figura 6), porém, logo após o término do atendimento do internauta em curso, será emitido o som de telefone para lembrar ou mesmo informar o Atendente que outro usuário está solicitando atendimento.

  • Campo Recepcionar/Recepcionando: este campo alterna seu nome para recepcionar se nenhum internauta estiver atendimento ou recepcionando se um atendimento estiver em curso.

  • Campo E-mail: informa o endereço de e-mail do internauta.

  • Campo IP do Cliente: toda ligação efetuada através do LiveNet é gravada com o endereço IP do internauta que solicitou o atendimento.

  • Campo Protocolo: trata-se do número do atendimento. Este número é único para cada ligação efetuada através do LiveNet.

  • Botão Atender: se nenhum internauta estiver sendo atendimento, este botão permite atender o internauta que está chamando. Não é possível atender nenhum chamado o pressionamento deste botão que também está presente na tela de chamado visual (quando o LiveNet estiver minimizado, conforme mostrado na figura 4).

  • Botão Próximo: somente funciona quando houver mais de um internauta na sala de espera e permite dar um salto do internauta atualmente selecionado seqüencialmente pelo LiveNet para o próximo internauta.

Como encerrar o chamado?

Botão Encerrar Atendimento: utilize este botão para encerrar a conversa com o internauta. É importante mencionar que normalmente é o internauta que finaliza uma conversa, pois uma vez finalizada, o internauta perderá o link de comunicação e, se por acaso ainda tiver alguma mensagem, deve solicitar um novo atendimento. Então, por precaução, devemos deixar esta tarefa por conta do usuário que executa este procedimento simplesmente fechando sua tela de conversa.

 

Quando o internauta fecha sua tela de conversa, imediatamente é enviado um sinal de encerrar conversa ao servidor do LiveNet, que por sua vez informa ao atendente que o usuário encerrou a conversa.

 

O botão Encerrar Atendimento finaliza a conversa incondicionalmente e o internauta será desconectado.

 

 

 

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